Reciclando Vidas


História da Imigração Japonesa em Atibaia

Posted in Atibaia por Gladis Gonzalez em junho 25, 2009


Atualmente são cerca de 1.300 famílias descendentes residentes em Atibaia, que, no final da década de 30, iniciaram sua migração para a cidade em busca de novas terras para a plantação.

Imagem016AA chegada do primeiro imigrante japonês se deu, exatamente, em 1928. Foi ele, Tatsuichi Watanabe, quem marcou o início da fixação oriental em Atibaia, se instalando no bairro (estação) Yara, para o cultivo de batatas.

O segundo imigrante, Harukiti Yamanaka, veio 8 anos depois, em 1936, se instalando no bairro do Maracanã.

Na década de 40, outras famílias vieram se estabelecer na cidade: os Nishimura, os Matsuoka, os Nakasu, os Yano, os Kurosawa e os Takebayashi – que sofreram restrições em suas atividades comunitárias, em virtude da II Guerra Mundial.

Com a abertura da rodovia Fernão Dias, unindo Belo Horizonte a São Paulo, o número de japoneses começou a crescer, possibilitando uma aproximação com outras cidades da região – Piracaia, Nazaré, Mairiporã, Bragança – através dos então chamados “Jogos da Amizade”: jogos de beisebol.

Atualmente, a colônia japonesa é representada, na cidade, por três entidades: a Associação Cultural de Atibaia, fundada em 1952 com o objetivo difundir a prática do esporte amador e que foi responsável pela fundação da Escola de Língua Japonesa na cidade, em 99; a Associação Pró-Flor, que congrega os produtores de flores e plantas ornamentais e a Associação Hortolândia, voltada à divulgação das tradições japonesas e da cidade, em especial através da realização da Festa das Flores e Morangos de Atibaia.

Bon Odori, comemoração japonesa pela boa colheita

Bon Odori, comemoração japonesa pela boa colheita

28ª Festa de Flores e Morangos comemora

o Centenário da Imigração Japonesa

20080610164244

Com o tema “O Japão mais perto de você”, a 28ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia também comemora o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Para isto, além da programação tradicional, o evento trará nesta edição três grandes novidades da cultura japonesa: o Concurso de Cosplay, em que os participantes se vestem e se comportam como personagens animados; o Jardim Zen, um espaço reservado para a contemplação e meditação em movimento como prega a cultura Zen e apresentações de sumô, que contará com a participação dos visitantes.

“Todas essas atrações cumprem o objetivo do tema, que é trazer a cultura japonesa para mais perto dos visitantes”, afirma o vice-presidente da Associação Hortolândia, Nelson Yoshida.

Em Atibaia, os primeiros imigrantes japoneses, da família Tatsuiti Watanabe, chegaram em 1929 e se estabeleceram no Bairro Iara.

japanoses

A 28ª Festa de Flores e Morangos de Atibaia começa no dia 5 de setembro e segue nos dias 6, 7, 12, 13, 14, 19, 20 e 21, sempre das 9h às 18h, no Parque Municipal Edmundo Zanoni. Veja as atrações aqui.

http://www.festadasfloresdeatibaia.com.br/Visitantes/Noticias.aspx?IdNoticia=4

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: