Reciclando Vidas


Turismo

Posted in Atibaia por Gladis Gonzalez em junho 26, 2009

PEDRA GRANDE


Localizada na Serra de Itapetinga, entre os municípios de Atibaia e Bom Jesus dos Perdoes.  Tem aproximadamente 18 Km2 de superfície e fica a 1450 metros acima do nível do mar, sendo o ponto turístico que mais atrai os visitantes.

Pedra Grande

CONDUTA CONSCIENTE EM

AMBIENTES NATURAIS:

1 – Planejamento é fundamental. Passeie em grupos pequenos que se harmonizam melhor com a Natureza. Certifique-se das condições da área a ser visitada.

2 – Você é responsável por sua segurança. Não se arrisque sem necessidade. Entrem em contato com os centros excursionistas, empresas de ecoturismo ou condutores de visitantes.

3 – Cuide dos locais por onde passa. Não use atalhos, pois eles favorecem a erosão e o desmatamento. Se você contorna a parte danificada de uma trilha, o estrago se tornará maior no futuro.

4 – Traga seu lixo de volta. Não queime nem enterre o lixo. Utilize as instalações sanitárias que existirem. Caso não haja instalações sanitárias (banheiros ou latrinas) na área, enterre as fezes em um buraco com 15 centímetros de profundidade e a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água, trilhas ou locais de acampamento, e em local onde não seja necessário remover a vegetação. Traga o papel higiênico utilizado de volta.

5 – Deixe cada coisa em seu lugar. Resista a tentação de levar “lembranças” para casa. Deixe pedras, galhos, artefatos, flores e etc. onde você os encontrou, para que outros também possam apreciá-los. Tire apenas fotografias, deixe apenas leves pegadas e leve apenas suas memórias.

6 – Não faça fogueiras. Fogueiras matam o solo, enfeiam os locais e representam uma das grandes causas de incêndios florestais.

7 – Respeite os animais e as plantas. Observe-os à distância. Não retire flores e plantas silvestres. Aprecie a beleza do local e dê a mesma oportunidade a outros visitantes.

8 – Seja cortês com outros visitantes e com a população local. Ande em silêncio, preservando a tranqüilidade e a sensação de harmonia com a natureza. Comporte-se como um visitante em casa alheia. Mantenha fechadas porteiras e cancelas.

Denuncie agressões contra o meio ambiente aos órgãos responsáveis.

Parque Municipal da Grota Funda – visitação restrita. Procure a Diretoria do Meio Ambiente da Prefeitura da Estância de Atibaia

pedra06

Polígono Tombado na Serra do Itapetinga

Área tombada pela RESOLUÇÃO N° 14 de 6/07/1983 do CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de S. Paulo. Com cerca de 200.000 m², a área de preservação envolve terras dos Municípios de Atibaia e de Bom Jesus dos Perdões. O objetivo do tombamento é a preservação da montanha e seu grupo rochoso, bem natural dotado de inegável beleza cênica além de ser elemento relevante para a leitura da paisagem desde os antigos viajantes que se interiorizaram pelo país na busca das Minas Gerais. A montanha é um importante abrigo de vida silvestre, de espécies vegetais e animais raras, possuindo remanescentes da Mata Atlântica, como o Parque Municipal da Grota Funda. A Serra do Itapetinga serve de corredor para animais que necessitam de um território maior, interligando as Serras da Cantareira e da Mantiqueira. O Tombamento não altera a propriedade da área, apenas proíbe sua descaracterização. Toda e qualquer obra no polígono tombado ou em sua área envoltória de 300m deve ser previamente analisada pelo CONDEPHAAT. Denuncie irregularidades.

Fonte:

http://www.atibaia.com.br/cidade/historia01.asp

BALNEARIO DE ATIBAIA

spaceballspaceball (1)

Instalado dentro do Parque das águas, o Balneário recebe a excelente água da fonte Bocaína. Oferece saúnas úmidas e secas, banho de imersão, massagens, duchas escosesas e circulares, piscina de contraste, diatermia, bar, sala de repouso e piscinas para recreação de adultos e crianças. Além de tudo isso, o Balneário conta com a bela paisagem do lago do Major.

Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira das 9:00 as 19:00 hrs

Sábados das 13:00 as 19:00 hrs e Domingo das 9:00 as 13:00 hrs

Telefones: (11) 4412-7666/4418 – 4999


RÁDIO OBSERVATÓRIO

observatorio01

As visitas internas acontecem somente em dias úteis, no horário comercial e dever ser marcadas antecipadamente pelo telefone:

(11) 4411-1503

ACESSO PELA RODOVIA FERNÃO DIAS, KM 45

MUSEU DE MUNICIPAL ATIBAIA

museuinterno1

O prédio do Museu João Batista Conti foi construído em 1939, para abrigar a Câmara e a cadeia.  Posteriormente abrigou o fórum judicial.   Seu acervo possui armas, objetos do Império, da Republica, do folclore, arte sacra, musica, fotos, etc.

museurua

SITUA A PRAÇA BENTO PAES, S/N – CENTRO DE ATIBAIA.

(11) 4412-7153

EDMUNDO ZANONI

parque_torrezan1

Parque Edmundo Zanoni e u lugar natural, com 38.700m2 de área.  Possui um lago com pedalinhos, área de descanso, caminhadas, diversão, salão de artesanato e o museu de historia natural.

Aberto diariamente das 8:00 as 18:00 horas.

LOCALIZA-SE AVENIDA HORÁCIO NETTO, 1030 JARDIM TAPAJÓS.

REPRESA DA USINA


usina04

Represa da usina movimentou a usina hidrelétrica fundada em 1929, que abastecia a cidade.

Fonte:

http://www.turismoatibaia.com.br/

ARVORISMO

arvo03

Numa área de 300.000 metros quadrados, o visitante poderá desfrutar do maior circuito de arvorismo da região.

A Estação Atibaia oferece circuito de arvorismo adulto e infantil com 21 atividades, tirolesa e torre de rapel, com 12 metros de altura.


arvorismo

Associação de Preservação Ferroviária

de Atibaia Maria Fumaça

mariaf

A autêntica estrada de ferro do século XIX, construída em uma área de 300.000 m², leva o visitante a uma verdadeira viagem ao passado.

Na linha ferroviária, é possível encontrar 2 giradouros de locomotivas inglesas do ano de 1882, uma ponte ferroviária inglesa do ano de 1895, e uma réplica de estação ferroviária, onde funciona o Museu Ferroviário.

Além do passeio de maria-fumaça, a Estação Atibaia oferece uma visita ao galpão de restauração, onde estão expostas locomotivas inglesas de 1881 e 1890, uma locomotiva americana de 1893, vagões de passageiros, bagagem, correio, administrativo, dormitório e restaurante, e um de um bonde de 1907.

mariaf2

O parque também oferece circuito de arvorismo adulto e infantil, playground para as crianças e lago com pedalinhos.

mariaf3

Local: Av. Jerônimo de Camargo, 6308 – Caetetuba

(300 mts do trevo principal da cidade de Atibaia)

(11) 4411-4499

POUSADA DE ATIBAIA


Pousada em Atibaia. Repouso em pousada de montanha, hospedagem, hotéis, hotel fazenda, eco

indeximg1_pousadas_atibaia

turismo em Atibaia. Venha pousar conosco! Pousada Fazenda Vale encantado Atibaia

Charme de montanha e aconchego de fazenda a apenas 1 hora de São Paulo.

Descanso, diversão e lazer em contato com a Natureza.


indeximg2_pousadas_atibaiaA Pousada Fazenda Vale Encantado, situada nas montanhas de Atibaia, a apenas 58 km de São Paulo, oferece ótima infra-estrutura tanto para o lazer quanto para eventos empresariais ou particulares.

Abrigando a Reserva Ecológica do VUNA, com mais de 3 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica, a Fazenda Vale Encantado é o local ideal para a

pratica de esportes na natureza tanto para lazer como para treinamento empresarial.

Enfim, tem muita diversão!!!

Eu voei, venha voar nos ares de Atibaia.

asadelta

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: